Em um desses finais de semana, ao invés de sairmos para jantar fora resolvemos inventar algo diferente para comermos em casa. - Um jantar romântico é um bom tempero para esses dias de frio. - Pensei em algo gostoso, fácil e acima de tudo especial. O Fê deu a sugestão de fazermos um risoto. Caçamos em alguns sites a receita que tivesse todos os adjetivos que expressava exatamente aquela noite, e chegamos a uma finalista: Risoto de cerveja preta e lingüiça de pernil.
Não tínhamos todos os ingredientes da receita e daí fomos até o supermercado para comprá-los. E para abrir ainda mais o nosso apetite compramos um pedaço de queijo brie e damascos para fazermos de entradinha. Aprendi com o meu avô que colocar o brie alguns segundos no microondas deixa o queijo mais cremoso, fica uma delicia come-lo acompanhado de uma torradinha e damasco.
Prato Principal: Risoto
Ingredientes:
1/2 kg de lingüiça de pernil fresca (usei a defumada, muito boa!)
15 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
3 xícaras (chá) de cerveja preta
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave a lingüiça, retire a pele e pique a carne. Lave as folhas de manjericão e rasgue-as com as mãos. Reserve. Coloque numa panela o azeite e a lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até dourar. Acrescente a metade da manteiga e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Em outra panela, coloque a cerveja e 1/2 xícara (chá) de água, leve ao fogo e deixe ferver. Junte o arroz sem lavar e o sal na panela com a lingüiça e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 4 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione 1/2 xícara (chá) da cerveja fervente e cozinhe, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, por 3 minutos, ou até não ter mais líquido. Repita a operação anterior até o arroz ficar “al dente”. Mexa sempre e não se esqueça de raspar o fundo e as laterais da panela. Na última vez em que for colocar a cerveja, junte também o manjericão. Acerte o sal, incorpore o restante da manteiga, mexa delicadamente e retire do fogo.
Dica: Não aumente a quantidade de cerveja preta, pois o risoto vai ficar um pouco amargo. Uma boa pedida é acrescentar queijo ralado na hora de servir o prato, isso da um toque todo especial a comida.
hummm gostoso hein! parabens
ResponderExcluirSimples e Gostoso... Nada melhor p/ se fazer à dois! Bjos
ResponderExcluirNossa....que delicia...fiquei com agua na boca...;-)
ResponderExcluirMeu Deus!
ResponderExcluirIsso deve ter ficado MUITO bom, hein?!
Beijos!
Ficou uma delicia!
ResponderExcluirNossa, abriu meu apetite =D
ResponderExcluirRafa, tem a sua cara esse prato. Experimenta!!
ResponderExcluir