domingo, 19 de dezembro de 2010

Um Brinde ao Final de 2010!

Não tinha como fechar o ano de 2010 sem escrever ao menos mais um post aqui no blog. Refleti bastante em qual seria o tema desse post de final de ano, e depois desse final de semana eu cheguei a um grande vencedor.


Vocês sabem que final de semana é igual a inovações na cozinha, ou seja: Simmm... Vou escrever mais uma receitinha deliciosa! Acho que essa é uma ótima receita para esfriar o corpo e a mente nesses dias de calor. É uma entradinha bem light e dependendo da quantidade servida serve como uma refeição completa. Delicie-se!






Salada Mediterranee

Ingredientes:
300gr de Salmão
250gr de Cuscuz Marroquino
250ml de água
01 Pepino Japonês
01 maço de Rúcula
01 pedaço pequeno de Gengibre ralado
04 colheres de sopa de Shoyo
Suco de 02 limões
Azeite, Sal e Pimenta do Reino à gosto

Modo de Preparo:
Cuscuz:

Aquecer 250ml de água em uma panela, assim que a água estiver borbulhando desligue o fogo e acrescente o cucus marroquino, deixe na panela por cerca de 20min para esfriar.
Corte o pepino em cubos pequenos e reserve.
Quando o cuscuz estiver frio acrescentar o pepino, azeite, sal e pimenta do reino.

Recheio:
Rale o gengibre e em uma vasilha o misture, com o suco dos limões e o shoyo e reserve.
Corte o salmão em laminas bem finas e os coloque no molho de gengibre que foi feito no passo anterior. Reserve

Cobertura:
Lave a rúcula e reserve.

Montagem do Prato:
Você vai precisar enformar o cuzcus, para isso utilize um potinho ou forminha para fazer as porções individuais e desenforme num prato. Colocar as laminas de salmão (que estavam marinando no molho) em cima do cuscuz e para finalizar o prato cubra com algumas folhas de rúcula e coloque umas gotas de aceto balsâmico .
Agora.... Bom apetite!!!

Obs: O peixe também pode ser cortado em cubos. Acredito que fica mais fácil de degustar esse prato.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ceviche a moda da casa!

Final de semana sempre vem regado de novas invenções gastronômicas e nesse não foi diferente. Após voltarmos do cinema ficamos pensando no que comer, tinha que ser algo leve, pq estava muito quente, mas o que fazer? Saladinha... wrap... canape.
Resolvo entrar no blog de uma amiga, o LA NA MINHA COZINHA e procurar alguma inspiração, depois de me deliciar com varias receitas achei uma que combinava perfeitamente com o que eu estava procurando: Ceviche.

Essa receita é uma adaptação da que estava no blog dessa amiga, vale muito a pena experimentar. Ficou uma deliiicia.



Ingredientes:
500gr de peixe branco, cortados em cubo (usei pescada branca)
01 cebola roxa media, cortada em rodelas finas
04 limões
01 laranja
01 lata de milho
01 dente de alho picado
salsinha e cebolinha (optei pela salsinha, pois não gosto de coentro)
sal
pimenta do reino
pimenta dedo de moca

Modo de Preparo:
Corte a cebola em rodelas finas, coloque em uma tigela e lave em água corrente, reserve. Corte o peixe em cubos e junte com a cebola e lave mais duas vezes, deixe escorrer toda a água e reserve. Esprema os limões e a laranja e acrescente na tigela com o peixe e a cebola. Pique a salsinha e cebolinha e acrescente na mistura, alem do alho picado, sal e pimenta, cubra a vasilha e deixe marinar por cerca de uma hora na geladeira.
Depois desse tempo é só tirar da geladeira e comer.

Uma sugestão de acompanhamento é o milho. Optamos comer o ceviche com torradas, como aperitivo. Outra opção é acompanhar com batata cozida, tanto a comum quanto a doce.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cada um com o seu copo



Sabe aqueles dias que você recebe os amigos em casa para drinks e petiscos, e depois de algumas horinhas fica aquela bagunça de copos e ninguém sabe qual é o seu? Aqui em casa sempre acontecia.

Esses dias fui xeretar a Utilplast com a minha mãe e descobri uma inUtilidade que acabou com esse meu problema. São marcadores de copos muito bonitinhos e práticos. Eles são coloridos, de silicone, em forma de monstrinhos e com uma ventosa que gruda no copo. Agora ninguém mais bebe no copo do outro, basta cada um colocar seu marcador na sua taça e lembrar sua cor.

domingo, 15 de agosto de 2010

Regalos de Buenos Aires

Sair de férias é uma maravilha e sempre traz alguns itens inclusos na bagagem: andar muito, dormir pouco, conhecer lugares diferentes e inusitados, comer horrores, fazer compras em excesso, e trazer muitas lembrancinhas.

Adoro trazer quinquilharias para casa. Sempre busco coisas diferentes e que combinem com o meu estilo e principalmente com o jeito lá de casa. E nessa nossa ultima viagem não foi diferente, fomos para Buenos Aires e garimpamos alguns regalos.

Garrafa Decorativa – Essa garrafa é daquelas de Soda de 1924, todas as suas peças são originais. Pelo menos foi o que o vendedor nos disse. Ela foi comprada na feirinha de San Telmo, onde é muito comum. (Para dar uma cor na garrafa coloquei aquelas bolinhas que incham na água).



Delicado Passarinho – Quando vi esse passaro achei uma graça e fiquei encantada com essa arte. Esse objeto é feito de papel machê e também foi comprado na feira de San Telmo



Simpático e divertido porta papel toalha – Esse porta papel toalha eu achei engraçadíssimo e foi uma lembrança que eu não deixaria para trás, ainda mais porque eu não tinha nenhum em casa.



Copinhos de Pinga – Foi em BsAs que tivemos a grande idéia de começarmos uma coleção de copinhos de pinga. Agora sempre que formos sair de férias, ou nossos amigos, vamos trazer de lembrança esses copos bonitinhos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Saborosa Preguiça

Sei que esse blog não é exclusivo de culinária, mas essa semana fizemos um apetitoso jantar e fiquei com muita vontade de postar mais uma receita logo na seqüência.

Nessa terça-feira fizemos Macarrão ao Pesto com Medalhão essa é uma combinação deliciosa para esses dias de friozinho. Alem de ser muito pratica e gostosa.

Há algum tempo quero comer macarrão com esse tipo de molho, mas sempre deixei essa vontade para depois, pois nunca achei um pesto industrializado de boa aparência e de preço mais acessível. Nessa minha ultima ida ao supermercado achei uma marca que me chamou a atenção e resolvi comprá-la. Recomendo a todos essa marca: Casino – Muito Boa!!



Ingredientes:
Massa:
Macarrão – optei pelo penne
Molho Pesto

Carne:
03 Medalhões
02 dentes de alho
03 colheres de azeite
01 colher de molho inglês
Orégano
Sal
Pimenta do Reino
06 colheres de molho barbecue




Modo de Preparo:
Massa:
Cozinhe o macarrão no tempo mencionado na embalagem. Em uma outra panela aquecer metade do molho pesto e acrescentar o macarrão cozido.

Carne:
Temperar os medalhões com alho, sal, pimenta do reino, orégano, molho inglês e azeite. Deixe marinar por uns 10 min. Aqueça uma frigideira com azeite e frite os medalhões. A carne deve ser virada apenas quando formar uma poça de sangue na parte de cima. Depois de dourar os dois lados, retirar a carne e na mesma frigideira acrescentar o molho barbecue e duas colheres de água. Reduza um pouco o molho e volte a carne na frigideira.

Dica: Ao invés de usar queijo parmesão ralado, para acompanhar a massa, eu optei em usar queijo ementhal – ralei um pouquinho do pedaço do queijo que tinha em casa - . A combinação ficou bastante saborosa.

Ps. Prometo que o próximo post não será de receita.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jantar a dois


Em um desses finais de semana, ao invés de sairmos para jantar fora resolvemos inventar algo diferente para comermos em casa. - Um jantar romântico é um bom tempero para esses dias de frio. - Pensei em algo gostoso, fácil e acima de tudo especial. O Fê deu a sugestão de fazermos um risoto. Caçamos em alguns sites a receita que tivesse todos os adjetivos que expressava exatamente aquela noite, e chegamos a uma finalista: Risoto de cerveja preta e lingüiça de pernil.

Não tínhamos todos os ingredientes da receita e daí fomos até o supermercado para comprá-los. E para abrir ainda mais o nosso apetite compramos um pedaço de queijo brie e damascos para fazermos de entradinha. Aprendi com o meu avô que colocar o brie alguns segundos no microondas deixa o queijo mais cremoso, fica uma delicia come-lo acompanhado de uma torradinha e damasco.

Prato Principal: Risoto
Ingredientes:
1/2 kg de lingüiça de pernil fresca (usei a defumada, muito boa!)
15 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
3 xícaras (chá) de cerveja preta
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave a lingüiça, retire a pele e pique a carne. Lave as folhas de manjericão e rasgue-as com as mãos. Reserve. Coloque numa panela o azeite e a lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até dourar. Acrescente a metade da manteiga e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Em outra panela, coloque a cerveja e 1/2 xícara (chá) de água, leve ao fogo e deixe ferver. Junte o arroz sem lavar e o sal na panela com a lingüiça e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 4 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione 1/2 xícara (chá) da cerveja fervente e cozinhe, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, por 3 minutos, ou até não ter mais líquido. Repita a operação anterior até o arroz ficar “al dente”. Mexa sempre e não se esqueça de raspar o fundo e as laterais da panela. Na última vez em que for colocar a cerveja, junte também o manjericão. Acerte o sal, incorpore o restante da manteiga, mexa delicadamente e retire do fogo.


Dica: Não aumente a quantidade de cerveja preta, pois o risoto vai ficar um pouco amargo. Uma boa pedida é acrescentar queijo ralado na hora de servir o prato, isso da um toque todo especial a comida.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Parede Vazia

Neste primeiro post vou falar sobre um dilema que estou tendo lá em casa há algum tempo. Mudamos para o nosso cantinho há quase 2 anos e ainda temos algumas coisas a decorar. Montar um apê do zero não é uma tarefa fácil, mas aos poucos as coisas vão se transformando e cada espaço vai se preenchendo.

Preciso me aventurar nas paredes da sala de jantar que estão em branco. Isso é o que há algum tempo venho ouvindo do meu marido, o Fê – outro admirador de novidades relacionadas à casa. - Mas só agora decidi que devo preenchê-las, pois sinto que realmente algo está faltando.




E agora, o que devo fazer? É essencial que essas paredes vazias sejam ocupadas com objetos que combinem e complementem os demais espaços do nosso apê - Tarefa difícil essa. – Em busca de inspiração fui pesquisar o que criar em sites, blogs, revistas, lojas e todos os lugares possíveis, e cheguei a várias possibilidades: papel de parede, adesivo, quadros, espelho...




Atualmente, para adornar a minha sala pensei em reproduzir uma peça que vi em uma loja em Búzios. Adoro criar as coisas!!! É feita com canudos de jornal. Achei a peça muito original e que combinaria perfeitamente com a minha casa.



Agora a minha parede da sala de jantar não será mais sem identidade, ela terá vida. Assim que a peça estiver pronta eu posto a foto aqui.

domingo, 18 de julho de 2010

Bem-vindos!

Há anos tenho a idéia de montar um blog, porem essa idéia nunca saiu do papel. Em todas às vezes esse era um plano deixado para depois, igualzinho a inicio de regime – vou começar na segunda...

Depois de muito divagar sobre ter um blog e qual seria o tema, finalmente criei o meu. A idéia do COISAS DA NOSSA CASA é falar sobre tudo o que habita e tempera o meu lar-doce-lar: decoração, receitas, maquiagem, moda, melhor dizendo, sobre tudo.

Postarei todas as novidades e peripécias que rodam o meu cantinho.

Sejam bem-vindos ao COISAS DA NOSSA CASA